quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PENSAMENTO



A RIQUEZA DO PENSAMENTO DIVERGENTE

Torna-se hoje evidente que apesar de uma certa estabilidade dos fundamentos democráticos da nossa sociedade, nem sempre o pensamento divergente de alguém é aceite como um contributo positivo, assente no princípio que a diversidade de opinião é um valor indispensável para o desenvolvimento das sociedades.


De facto, não raramente verificamos situações de manifesta consonância artificial e ocasional de opiniões resultantes de uma mera tática ditada pela conveniência pessoal ou, por outro lado, situações de afastamento ou menorização dos portadores de opiniões divergentes, por forma a que a convergência desejada não seja abalada.

Ainda é uma realidade que muitos encontram consolo quando ouvem dos outros apenas os ecos dos seus pensamentos, refugiando-se no silêncio ou no afastamento da discussão quando as opiniões divergentes podem ser espectáveis.

No entanto, quer se queira quer não, estamos num tempo em que o pensamento divergente tem que ser visto, não como oposição, mas como uma forma de encontrar o maior número possível de soluções para um mesmo problema.

Esta capacidade de criar novas ideias é a melhor forma para, criativamente, buscarmos as melhores soluções, o que por certo se traduz
em promover o desenvolvimento e a melhoria em todos os níveis da nossa vida em sociedade.


Esta é uma reflexão que importa considerar.

Para despertar a curiosidade, proponho a consulta deste link, lamentando a versão em língua inglesa.


VALDEMAR CABRAL

Sem comentários:

Enviar um comentário