domingo, 18 de agosto de 2013

CAMPEONATO EUROPA SUB.16 FEMININO



Já muito se escreveu sobre a participação de Portugal no Campeonato da Europa de sub 16 femininos, que decorreu em Matosinhos nos passados dias 1 a 11 de agosto.

Desta competição, e para além de outros aspetos positivos a realçar, designadamente os resultados desportivos obtidos, retiro a capacidade organizativa da F.P.B. e da A.B.P., no sentido de garantir o sucesso de mais esta organização internacional.

Nunca é demais realçar este êxito, num tempo em que, por vezes, somos levados só pela lamentação e a crítica fácil.
De facto ficou demonstrado que os adeptos da modalidade estão aptos para comparecer e dar o seu apoio, desde que para tal seja motivado e respeitado.

Motivado quando a competição é devidamente divulgada e o jogo proporciona espetáculos de bom nível técnico e gerador de afetos, sejam eles, como foi o caso, a identidade nacional, sejam, noutras ocasiões, o carisma regional ou clubístico.
Sem afeto, emoção e identificação com as equipas, não haverá público nos jogos, o que significa o não desenvolvimento da modalidade.

Respeitado quando ao público é reconhecido o direito a boas condições de acolhimento e informação, seja no acesso a todos  os elementos que são chave no jogo – tempo e resultado – seja nas condições de acomodação.

Importa, a título de exemplo, referir a decisão da FIBA de determinar que os jogos da seleção de Portugal se realizassem todos no CDC de Matosinhos, demonstrando, assim, que importa criar sempre as melhores condições para o jogo e o público, facto tantas vezes menos considerado nas nossas competições internas.

Todos nós Dirigentes, seja dos clubes, das Associações ou da F.P.B., temos que saber retirar ilações e colher os frutos desta organização, continuando a trabalhar para que os jogos e as competições sejam espetáculos motivadores, que cativem a presença dos adeptos e público em geral, pois só assim a nossa modalidade se desenvolve.

Mas para isso é absolutamente necessário ser inovador e ir ao encontro do público, proporcionando jogos-espectáculo que correspondam, em todos os aspetos ao desejado pelos amantes da modalidade.

Vale apena tentar, pois estes adeptos merecem o nosso trabalho.

valdemar cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário