terça-feira, 27 de agosto de 2013

SORTEIO DAS COMPETIÇÕES BASQUETEBOL

O jogo é um espetáculo desportivo

Foram já efetuados os sorteios dos jogos para as principais competições nacionais de Basquetebol, sendo certo que durante o mês de setembro o mesmo irá ocorrer para as restantes competições.
Apesar dos sorteios, há ainda uma fase de acerto de calendarização que importa ter presente, pois tal é decisivo para a promoção do basquetebol como um espetáculo desportivo e redução de custos de organização.
Normalmente os clubes centralizam a sua análise nos horários de disponibilização de instalações desportivas e na capacidade de utilização dos seus jogadores.
Sendo, de facto, aspetos importantes há, no entanto, outros que têm que ser levados em linha de conta, designadamente:
1.  A calendarização dos jogos deve ter em consideração a maior possibilidade de captação de público, pelo que se deve evitar que se disputem jogos das mais importantes competições no mesmo dia e hora na mesma localidade. Sendo o público sempre um elemento escasso, tudo devemos fazer para promover a sua captação para cada jogo e não a sua divisão. Face aos sorteios já realizados pergunta-se:
a.  Será melhor para a captação de público e rentabilização de custos que na Ilha Terceira se realizem dois jogos da Pró Liga no mesmo dia e hora?
b.  Será bom para a modalidade que, por exemplo, na AB Aveiro e na AB Braga se realizem dois jogos da LPB no mesmo dia e hora?
É certo que alguns destes aspetos, a exemplo de anos anteriores, ainda irão ser analisados, mas deve haver um reforço de análise e ponderação ao nível de todas as competições e tal apresentar-se como um elemento estrutural de organização dos jogos.
2.  Temos que mobilizar esforços no sentido de tentar rentabilizar os períodos de sábado de manhã para jogos de algumas competições. Os clubes serão os grandes beneficiários pois, potencialmente, ganharão público e rentabilizarão a ocupação do escasso número de juízes normalmente disponíveis.
3.  As horas de realização dos jogos de cada equipa devem criar no público uma certa habituação e não a incerteza do dia e hora dos jogos, com mudanças semanais;
4.  As equipas devem ponderar nessa calendarização as possibilidades de gestão do quadro de arbitragem nacional e regional, sob pena de, também por este motivo, haver uma sobrecarga de custos. Se todas as competições incidem sobre um mesmo dia, normalmente sábado, o esforço de arbitragem é muito grande e obriga a grandes deslocações de juízes de outras regiões.

Trata-se de um trabalho coletivo que carece de um forte envolvimento dos clubes, mas que tem que ser feito se queremos potencializar a utilização dos recursos escassos que temos.

O CA/FPB e os CAD´s devem desenvolver um trabalho de comunicação/informação eficaz de todos os agentes e clubes, sob pena de passarmos mais uma época chorando sobre leite derramado.

Cabe aos clubes o papel decisivo, pois inevitavelmente é sua a primeira responsabilidade pela organização dos jogos.
Os sorteios e a calendarização não são, em si mesmos, valores supremos, mas devem ser encarados como um modo de, sem desvirtuar a verdade desportiva, promover o jogo como um espetáculo desportivo.

Com pequenos passos se faz o caminho do sucesso, pelo que vale a pena refletir sobre este assunto.

valdemar cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário