quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GRITO À LIBERDADE


Pudesse Eu
Pudesse eu não ter laços nem limites
Ó vida de mil faces transbordantes
Pra poder responder aos teus convites
Suspensos na surpresa dos instantes

Sophia de Mello Andresen

Por mero acaso deparei-me há dias com este poema que me “tocou” e surpreendeu, e que me atrevo a partilhar neste espaço.

Cada palavra encerra um mundo de afetos, vivências e, por ventura, ilusões, concluindo com um sentimento de impotência para viver todos os desafios que a vida permanentemente nos coloca e surpreende.

A musicalidade e sensibilidade que extravasam desta composição, o seu apelo à vida e ao amor, fazem deste poema um hino à liberdade.

Detenho-me, no entanto, no primeiro verso “pudesse eu não ter laços nem limites”, pois é esta constatação que todos os dias impede, limita ou, no mínimo, condiciona o nosso grito de liberdade.

À criatividade de quem escreve responde o leitor atento interpretando o que lê em função da sua sensibilidade, experiencia de vida, princípios e valores ético-sociais que perfilha e o tempo e as circunstâncias em que contacta com o texto.

Estejamos sempre predispostos para responder aos convites suspensos na surpresa dos instantes.

valdemar cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário