terça-feira, 26 de abril de 2016

26 DE ABRIL

26 de Abril  não é o dia de hoje - é o FUTURO

26 de abril é o 1º dia depois do 25 de abril, por isso ele só pode representar a esperança num mundo melhor, seja ele pintado de que cor for.

Mas o futuro não pode ser apenas e evolução do ontem, mas um ato  criativo que permanentemente convoca todos.

Como disse o Presidente da República (que bom foi ouvir falar em sonho):

A Democracia criada a partir do 25 de Abril de 1974 tem de ser recriada, todos os dias, para se não negar, nem negar futuro aos Portugueses.
Saibamos, também, todos nós, honrá-la e servi-la, renovando o que importa renovar, debatendo o que há a debater, sonhando o que há a sonhar.

Há na essência deste pensamento do PR uma convocação para uma melhor cidadania, para um reforço da Democracia, que não se pode bastar e alimentar do ato de votar.
A Democracia não se vive de 4 em 4 anos, mas todos os dias.
Democracia é uma permanente vivência no seio da sociedade em que estejamos inseridos; é um estar feito de participação e de respeito pela opinião divergente, na certeza que só na riqueza da divergência se pode encontrar o maior número possível de soluções para um mesmo problema.

Saibamos viver em Democracia e alimentar a nossa participação e ação social na conjugação dos verbos RECRIAR, RENOVAR, DEBATER e SONHAR.

Se todos exercermos as nossas responsabilidades com fundamentos verdadeiramente democráticos e fizermos desta visão da Democracia o nosso modus operandi e o nosso lema de agir em sociedade, por certo estamos a contribuir para a busca do verdadeiro bem comum, abandonando definitivamente o paternalismo do “eu sei o que é melhor para ti”.

Se tal não for a nossa convicção e a nossa prática de agir e pensar então, como diz o PR, estaremos a contribuir para negar futuro.

valdemar cabral

3 comentários:

  1. Uma opinião absolutamente pertinente, caríssimo amigo. É curioso como alguém de "direita" como o actual PR, pode expressar com tanta clareza e de uma forma quase apolítica, o que de bom a revolução trouxe e como podemos contribuir para a esperança que nesse dia de Abril, cada vez mais ncessária, seja mais do que uma palavra que tememos até pronunciar.

    Confesso que em tantos anos de liberdade pós-revolucionária, não me lembro de um discurso em que os valores de Abril tenham sido abordados com tanta sensatez, tanta clareza e tamanho pragmatismo. Que satisfação ver alguém com tamanha responsabilidade afirmar a enorme vantagem de existirem caminhos claros, alternativos, sem que os que os defendem tenham de se ver uns aos outros como inimigos, ou adversários sequer.

    Saibamos usar as palavras sensatas do Presidente (e também as tuas) para, cada um com o seu contributo, afirmar a mensagem de liberdade lata que é a de Abril, tão contrária às escravaturas modernas que tantos defenderam num passado recente.

    Um abraço

    RR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Eu que não votei MRS já sou um seu admirador, pois fala das pessoas e para as pessoas de uma forma sincera e inteligente.
      Abraço de amizade
      VC

      Eliminar
  2. Eu também não votei nele , mas está a surpreender-me positivamente o lugar do PR é a ouvir o povo e ele tem o feito, espero que assim continue.
    Abraço
    JL

    ResponderEliminar