quinta-feira, 28 de janeiro de 2016


TENS JEITO PARA A COISA!

Em matéria de ética e princípios de igualdade temos ainda um longo percurso a percorrer mas, o que é mais grave, é que em Portugal parece que é socialmente considerado normal aquilo que deveria merecer a repulsa de todos os cidadãos e a intervenção das entidades oficiais.
 
Assisti hoje no jornal das 8 da CMTV a uma reportagem sobre ocupação de um prédio devoluto em Lisboa.

Os agentes da PSP arrombam a pontapé uma porta, retiram os cartões de proteção de uma janela e encontram uma degradante situação social.

Numa dependência uma Senhora nitidamente sob alimentada e carente de tudo é questionada pelo agente da PSP:

- Mas tu moras aqui?
- Moras com quem?
  Não senhor agente…, respondeu a Senhora.

- Drogaste?
  Não fumo drogas há muito tempo.

- E o teu marido, onde é que está?
- És diabética?
  Não senhor agente. Utilizo o aparelho para ver as horas senhor agente, porque eu não tenho relógio.

-Tens telemóvel?
  Não senhor agente.

- E o teu marido tem?
  Também não senhor agente.

- Olha, e esse pé?
  Isso fui eu que cai senhor agente e parti.

Entretanto o senhor agente questiona a Senhora sobre frases escritas na parede, em que se lia:

“ Só pode falar da minha vida quem puder servir de exemplo”
e

 “ O conhecimento da vida está dentro de cada pessoa”
O agente questiona:
És tu que escreves isto?
Sou senhor agente.

Resposta do agente: tens jeito para a coisa!

Não resisti e mudei de canal.

Não está em causa a bondade dos objetivos da intervenção policial, mas o respeito pelos direitos humanos dos mais fracos.
Será que a exposição de imagem dos pobres foi autorizada pelos próprios?

Será que se respeitou o direito de ser pobre?
E fiquei a pensar….
Mas quem será destas personagens o ser socialmente mais pobre?

Por certo não é esta Senhora que não perdeu os princípios de educação no relacionamento com os outros e é capaz de, no meio da miséria social mais profunda em que vive, ter a riqueza de exprimir, por escrito, os seus sentimentos, a que o Senhor Agente chama- tens jeito para a coisa.

Fiquei mais triste!

Valdemar cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário